Está Tudo Errado Ou é Impressão Minha?

24-10-2011 06:57

   

    Parece que as pessoas se cansam das coisas da forma que elas têm e passam de repente a deturpar-lhes a realidade, a função e o sentido; isso é impressionante. São palavras que não poderiam ser usadas de outra forma e, simplesmente, passam a designar outras coisas; valores, que de uma hora pra outra passam a não significar como antes; conceitos mil que se inventa para "renovar" o sentido das coisas, etc; e tudo isso te põe pra refletir se é você que tá vacilando e perdendo o bonde da História ou se as pessoas é que perderam a noção mesmo.

    Quem foi o primeiro filho da puta que chamou time de futebol de elenco? Elenco?! Cara, não tem sentido. Quer me dizer  que durante os noventa minutos da partida aqueles caras estão apenas seguindo um roteiro previamente escrito e que até o final já tá ensaiado, assim como as lesões, contusões e expulsões? Não! Não é assim. Jogador de futebol não é ator, logo, o coletivo deles não constitui elenco, mas time, equipe. E fica um bando de jornalistas esportivos e, é claro, jogadores, falando das equipes como sendo "Elencos".

     Isso chega a ser um desrespeito com os atores de verdade. Qualquer um que seja comparado a um jogador de futebol está sendo desrespeitado. Do geito que a coisa anda logo teremos Faustão elogiando Lilia Cabral por estar "Batendo um bolão na novela das oito". E pior será ouvir dela que "A equipe tá unida e motivada e é isso aí em busca do objetivo pra trazer o caneco". Já pensou? Então, de uma vez por todas: time de futebol não é elenco!

      Tudo bem que brasileiro é burro o suficiente pra até hoje ainda não saber usar a crase, uma porra que veio a existir antes de todos nós. Mas fazer lama com o artigo definido é "phoda"! É, é isso mesmo. Filho de Deus, não existe: "Eu vou ver o filme 'do' Alexandre O Grande"  ou "Eu vou assistir a posse 'da' Dilma". Essas pessoas não são seus amiguinhos, seus parentes, enfim, seus íntimos, não. Artigo definido antes de nome próprio de pessoas você só usa quando há relação de intimidade. Recentemente vi a Desgraça dentro duma vídeo locadora: era na contracapa de um DVD, onde fica a sinópse, o resumo da estória. O filme é 'Hanna', e o gênio que escreveu a sinópse fala que "A' Hanna foi treinada por seu pai...; ...há uma cruel agente da CIA que quer destruir 'a' Hanna..." Hanna não é sua nêga não ô infeliz! Vai comprar uma Gramática!

       É impossível ler aquela porra e não imaginar um paulista falando do lado. E agora sim, eu desci à Geena, o suprassumo da imundície: paulistas. Paulista: ser sem identidade, que é mas não se vê como e por isso acaba não sendo, um brasileiro como qualquer outro; de um lugar subdividido em guetos estabelecidos pela origem de seus antepassados, o que faz uns quererem ser melhores que os outros e desdenharem toda e qualquer brasilidade que não se enquadre em "seus moldes", especialmente representada por nordestinos, que também infestam aquela porra, e vivem da mesma forma, em guetos. E querem dominar o Brasil.

       Traduzindo: São Paulo é um microcosmos de descendentes de italianos, japoneses, chineses, peruanos, árabes, nordestinos etc; que embora vivam no mesmo lugar, não se misturam de fato, nem se gostam, estabelecem suas "comunidades" e ficam enaltecendo suas raízes estrangeiras, deixando pra lembrar que são brasileiros apenas em Copas do Mundo e na hora de pagar impostos. A excessão fica por conta dos nordestinos, que não têm avós italianos ou o caralho que seja e não podem tirar onda com ninguém; por isso são os mais zoados.

        E você acha que gente assim vai respeitar a Língua Portuguesa? Vai o caralho, os caras tão cagando pro Português. Não dão a mínima pra Concordãncia Verbal e suas primas; só se dobram mesmo perante a Norma Culta, pois felizmente essa aí ainda manda mais que Dilma. A útima deles agora é querer desesperadamente mudar os nomes das vogais, a segunda e a quarta. Chega a me dar ginge quando ouço na tv uma dessa pestes falar "Letra Ê" ou "Letra Ô" quando a pronúncia correta é "Letra É e letra Ó". Até no Jornal Nacional acontece isso. É foda!

        Nas escolas brasileiras os nossos animaizinhos estudam com livros de Língua Portuguesa que custaram um absurdo ao erário e ensinam, com impecáveis exemplos, que é sim certo falar errado. Como se precisasse ensinar brasileiro a falar errado. O problema é que falando assim eles também irão escrever errado, só que em qualquer avaliação em que tenham que redigir um texto lhes será cobrada a Norma Culta, que não foi ensinada. E ninguém diz porra nenhuma disso!

        Por fim, me digam: quem disse que Rodrigo Lombardi é galã? Tudo bem que ele é um tipo rústico, que até dá tesão em algumas pessoas e deve ter lá o seu charme, mas dizer que aquele cara é bonito é atentar contra o bom senso. Gente, o amargo é amargo e o doce é doce. Tava vendo "en passant" o Vídeo Show outro dia e vi o resultado duma pesquísa na internet em que aquela "beldade" ficou em primeiro lugar como o "galã mais bonito". Entre os concorrentes estavam Brad Pitt e Cauá Reymond. Tão de sacanagem comigo né?! Em outra pesquísa os internautas elegeram Kate Middleton "a princesa mais bela de todos os tempos". Vão tomar no cuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!

        Eu lamento que haja tanta gente burra a ponto de se deixar levar pela "opinião pública" de quem opina e quer fazer parecer que foram os outros. Lamento que Rio e São Paulo tenham o monopólio das telecomunicações nesse País e desfaçam, sem qualquer cerimônia, da nossa Cultura, com seus modismos e vontades, como se fóssemos bois a serem conduzidos. Lamento ainda mais que a "geração internauta" seja tão burra e cega a ponto de não reconhecer o valor e a importãncia das coisas e pessoas do passado, valorizando apenas o que está em evidência na mídia no momento. E lamento que a cada dia apareçam mais coisas dignas de se lamentar.