Os Professores De Ensino Fundamental e Médio Me Incomodam!

10-10-2011 23:33

     

     Tem uma coisa que me incomoda nos professores brasileiros... São eles, os professores me incomodam. Verdade. Sempre me perguntei: "Os professores são mesmo vítimas coitadinhas ou têm sua parcela de culpa nessa putaria toda?" No fundo, só em me fazer esse questionamento eu já saiba a resposta. Talvez você esteja tão dopado pelo aculturamento que sofreu na escola que não consiga ver as coisas com as cores que realmente têm; mas eu vou pintar pra você agora.

      Sei e duvido que haja quem não saiba que os professores são uns fodidos, sacaneados por todos os lados. Ganham mal e ponto. Mas o que ninguém parou para analisar até hoje de modo franco é essa relação 'baixo salário / ensino ruim'. "Ah, mas um professor bem remunerado fica mais motivado e isso se reflete na qualidade do ensino"; de fato, dinheiro sempre motiva a gente. Mas enquanto ele não melhora, por que condenar nossos estudantes a um aprendizado meia boca?

      "O professor ensina mal porquê ganha mal!" Tá errada essa lógica! Um motorista de ônibus conduz vidas, uma missão importantíssima, e ganha mal. Um médico, um paramédico, salvam vidas, ganham mal. Um policial que, fora os poucos maus exemplos que se destacam, nos protege de nossa própria maldade e ainda fica marcado de modo irreversível por isso, sem qualquer gratidão nossa, que os generalizamos, e ganha mal cara! Os caras que fazem a coleta do lixo poderiam com toda razão requerer para si o título de "Os maiores sacaneados desse País".

       Mas não vejo nenhum motorista de ônibus batendo seus carros ou deixando as pessoas nos pontos errados porquê ganha mal. Não vejo a civilização em colapso, com os ratos, as baratas e as doenças tomando tudo porquê os caras da coleta de lixo ganham mal. Não vejo saques, assassinatos por segundo nem toda sorte de desordem pública que a ausência da polícia causa e revelam a podridão que somos de fato, só porquê os policiais ganham mal. E posso afirmar que nossos médicos, apesar das sabidas dificuldades que enfrentam para exercer sua profissão, salvam muitas vidas, embora ganhem muito mal.

        "Ah, mas acontece, queridinho, que nós, os professores, somos os 'pais' de todas as outras profissões." Porra nenhuma! Professor de ensino fundamental e médio não ensina profissão alguma! Quem faz isso é professor de faculdade, cursinho técnico e o caralho...E ganham péssimo! Mas não deixam de trabalhar corretamente porquê a grana é curta. Prova disso é que o ensino superior público no Brasil é o melhor que há ainda, apesar dos "Haddad's" da vida... O fato é que todo mundo ganha mal!

         Então, que porra querem os professores?! Eu fico injuriado com uma classe trabalhista que se acha no direito de fazer quantas greves quiser durante o ano tendo tantos dependendo deles; e esse é o xis da questão: nossos estudantes são reféns dos professores. Tão fodidos; porquê de um lado tem um Governo que só quer que eles passem de ano, e do outro professores que mesmo que quisessem não teriam tempo para ensinar alguma coisa, já que vivem repondo aulas; mas sabem utilizá-los na hora de barganhar com o Governo.

         Recentemente foi em Minas Gerais. Os caras deixaram pra fazer greve em Setembro! Já tinha havido uma esse ano. A média (eu disse Média) nacional do salário de um professor desses é R$ 1.500,00, número bem redondo, mas é. São mais ou menos seis reais por hora aula, se são quarenta fica em torno dessa média. Em algúns lugares se dá mais e em outros menos, respeitando-se o piso nacional de R$ 950,00; o pessoal de Minas tá brigando pelo piso, pois ganham bem menos que isso.

        Isso é mesmo vergonhoso, e tô citando aqui pra você ver que sou justo - os professores são explorados! Mas não justifica ensinar mal. Tá revoltado, arrependido da profissão, cansado de sacanagens e tudo mais, vai procurar fazer outra coisa, nunca é tarde pra mudar de vida. Não sabe o que faria? Vai se prostituir, que é de graça e dá dinheiro; mas deixa o magistério pra quem quer mudar alguma coisa na vida desses garotos!

          Um bando de crianças pobres que já nascem sem apoio e ainda nem têm educação de fato. O Governo sacana paga mal mas paga, caralho; deixem essa grana pra quem quer trabalhar! A porra do Estado dá o prédio, os livros, merenda, e paga professores e demais funcionários, e a educação não acontece! Se vocês vivessem em greve isso se justificava, mas mesmo quando estão dando aula não fazem diferença. É porquê não são seus filhos né?! Uma puta me coma se professor público põe o filho em escola pública! Põe o cacete do caralho!

          E isso pra mim é uma atestado da incompetência de vocês! Se conhecem a escola pública assim a ponto de preferir o melhor para seus filhos, que são as particulares, por que não mudam a realidade do ensino público, se está em suas mãos fazer isso? A resposta óbvia: "Faltam salários dignos, que reconheçam e valorizem a importãncia do educador." E ao final tudo se resume a dinheiro. Eu só não chamo essa galera de mercenários porquê sei de gente que realmente ama o magistério; que acorda cedo e vai às vezes com fome dar aula a meninos miseráveis, em lugares improvisados, perdidos aí pelo cu desse País, e sem ganhar um centavo por isso, só pelo prazer de ensinar e com esse conhecimento mudar a tragetória desses seres humanos.

         Não quero demonizar os professores. Reconheço que eles são vítimas duma política pública que hoje mais que nunca prima pela burrice, com a lógica irracional de que se um fodido, burro que só a porra, chegou a Presidente da República, temos todos que deixar as orelhas crescerem. Por isso livros de Matemática e Língua Portuguesa que ensinam errado, e por isso também que os brasileiros serão os últimos no mundo civilizado a iniciarem os estudos.

         Mas reconheço também que o próprio Estado é vítima, quando paga por um serviço que não é prestado corretamente e, para compensar tem que mandar passar de ano quase que diretamente, milhões de analfabetos funcionais, para ficar bem com os organismos internacionais. Coisa que não aconteceria se os professores educassem de fato. Tá vendo como uma coisa leva à outra?

          E, sobretudo, reconheço que nossos estudantes são, de longe, as maiores vítimas dessa conjuntura adversa que os contempla com a sina de fazer sempre um papel menor nesse nosso teatro social; que não perdoa a pobreza. Os professores deveriam defender a Educação e não baixar a cabeça para as "zombarias" que o MEC anda fazendo dela. Eis tudo o que me incomoda nos professores.